quarta-feira, maio 26, 2010

1ª Jornadas Neomedievais do Colégio de Quiaios - 5 de Junho




"Reencontrar na nossa História as bases do futuro! É este o desafio que o Colégio de Quiaios lança às gentes da Figueira da Foz. Reencontrar nas nossas origens o orgulho, a ambição, o brio e a coragem, que caracterizaram o nascimento do nosso povo! Contra tudo e todos, excedendo todas as expectativas, nascemos, vingámos e fizemo-nos nação! Enorme em ambição, mais do que permitiam os ventos da fortuna, vencemos!

Estes valores, em tempo de crise, agora perdidos e desnorteados, têm de ser revalorizados e revividos, pois fazem parte do nosso código genético! Não aceitamos desculpas, não procuramos culpados no passado, como é fácil fazer pelos profetas da tragédia que pululam, actualmente, em qualquer vão de escada!

Gritamos pela voz da nossa História: Portugueses alavantai-vos!

Assim, alunos nossos, jovens de século XXI, não se limitam a justificar crises, perdidos tempo e tempo perdendo, queremos mais, demandar, superar, avançar e desbaratar os mares aziagos que marcam o presente! Mostrar através deste projecto, 1ª Jornadas Neomedievais do Colégio de Quiaios, as verdadeiras raízes, o âmago de Portugal!

Ousamos gritar, mais uma vez, roucos de vontade, pela voz da nossa História: Portugueses alavantai-vos!

No dia 5, de Junes, do ano da graça de 2010, nos jardins do magnífico Palácio Sotto-Mayor, queremos também fazer História! Através da realização das 1ª jornadas NeoMedievais, queremos mostrar a raça, a bravura e a vontade dos nossos antepassados pelas mãos dos nossos professores, alunos, encarregados de educação, juntas de freguesias, gentes, enfim, amigos! Desta forma, convidamos todas as gentes de bem a virem em nossa feira e a fazerem parte deste desígnio, desta festa!

Cheiros, saberes e sabores da Idade Média serão trazidos pelos ventos de Éolo até nós. Desfilarão cavaleiros y outros senhores das terras da Foz. Não faltará el-rey e seu séquito real, nem tampouco os jograis, menestréis, bobos, beberagens à fartura, comeres de viandas abundantes e, em terra de gentes do mar, pescadores cum seus pescares, gentes do Islão e seus velhos costumes, judeus sefarditas mercando riquezas várias, diferentes e vivos dançares, músicas de todolo reino de Portugal e dos Algarves…

Uma lição de História ao vivo ... mas muito mais do que isso, uma lição de “portugalidade”, de confiança no futuro do nosso país, de audácia de uma escola que um dia disse: Presente! E que nunca renunciará às dificuldades do presente, nem faltará à chamada!"

O Canto da Sereia teve o prazer de ser convidada a participar neste evento,organizado pelo Colégio de Quiaios e o Casino da Figueira, o nosso muito obrigado ao Paulo!
Não deixem de nos visitar neste dia, venha viver a nossa história ao vivo!
Não se irá arrepender:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário